Prouni 2018 Programa Universidade Para Todos

Prouni 2018 Programa Universidade Para Todos– Criado em 2004, o Prouni – Programa Universidade Para Todos, foi desenvolvido pelo Governo Federal, como um Programa para conceder mais oportunidades para pessoas de famílias de baixa renda, ingressarem em uma Universidade.

Esses alunos de baixa renda, precisa ter cursado todo ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas de escolas particulares. Para que o aluno tenha direito a uma bolsa integral ou parcial do Prouni, o mesmo precisa comprovar que possui renda baixa dentro de seu ciclo familiar.

Olha que interessante também Como funciona o Prouni 2018

Prouni como funciona

E também não poderá ter cursado nenhum curso considerado superior, mesmo que esse curso seja na categoria Tecnólogo (pois esses são considerados pelo Governo e reconhecidos pelo Ministério da Educação como cursos superiores).

As vagas concedidas pelo Programa Universidade Para Todos – Prouni, são liberadas mediante a uma parceria do Governo com Universidades Privadas de Ensino Superior, por isso a necessidade do aluno não ter cursado nenhum outro curso de aspecto superior.

O aluno que se interessar em se inscrever para o Prouni, precisa ter realizado o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior a vigência do Processo Seletivo do Prouni e conseguir a nota mínima de 450 pontos e a nota mínima exigida também na redação.

prouni-2018-universidade-para-todos

Prouni remanescentes

Depois, basta o aluno poderá acessar o site Prouni www.siteprouni.mec.gov.br e se candidatar as vagas. O aluno também poderá escolher por duas opções de curso para se inscrever.

É importante guardar o número de inscrição do Enem e senha, pois os mesmos serão utilizados para a inscrição no Prouni.

O Prouni acontece duas vezes no ano, uma no início do primeiro semestre, geralmente em fevereiro, podendo optar pela lista de espera que pode estender suas chamadas até em Março. E uma outra, no final do primeiro semestre, início do segundo, onde tem suas chamadas estendidas até o final de agosto, podendo o aluno optar novamente pela lista de espera.

Essa lista de espera, é seguida mediante a desistência ou falta de documentação dos alunos selecionados. Por isso se você tem interesse em se inscrever no Prouni, o melhor já é ficar com todas as documentações exigidas em mãos, para não perder sua vaga caso seja selecionado.

Prouni lista de espera

Abaixo segue a lista dos documentos exigidos pelo Prouni:

º Comprovante de Conclusão do Ensino Médio: Declaração ou Histórico;

º Comprovante de Residência;

º RG; CPF do candidato e dos membros do grupo familiar;

º Certidão de casamento, caso houver;

º Comprovante de rendimento;

º Comprovante de pagamento de pensão alimentícia; para aqueles que possui este caso;

º Comprovante de divórcio ou óbito dos pais, caso sejam divorciados ou falecidos;

º Comprovante de deficiência, se for o caso;

º Comprovante de professor da educação básico, caso seja optado.

Agora que você já está por dentro de como funciona o Prouni. Aproveite mais essa oportunidade caso se encaixe nesse perfil.