Como funciona o Prouni 2018

Como funciona o Prouni 2018- Muitos alunos que fazem o Enem procuram vagas nas Universidades Federais. Porém como vários alunos precisam conciliar os estudos com o trabalho, devido ao grande número de famílias de baixa renda ou pessoas que moram sozinhas e que precisam se sustentar, geralmente esses alunos buscam vagas no turno da noite.

Como a maioria dos cursos nas Universidades Federais são integrais e as grades horárias não favorecem esses alunos que precisam conciliar trabalho e estudo, muitos alunos optam pelo Prouni.

Olha que interessante também o Resultado ProUni 2018- Lista de aprovados 2018 Prouni

Prouni 2018 inscrições

O Prouni (Programa Universidade Para Todos), passa a ser então um grande recursos para esses alunos. Alguns candidatos dependendo do curso que desejam nem tentam vaga nas federais, se esses são oferecidos em carga horaria integral pelas mesmas.

No entanto vale lembrar que para se inscrever no Prouni, precisa se encaixar em algumas regras estabelecidas pelo Ministério da Educação.

O Prouni, foi criado no intuito de suprir a necessidade das famílias de baixa renda, por isso um dos requisitos para se inscrever no Prouni é ter renda mínima de até um salário e meio por família. Essas pessoas tem direito a bolsas de 100% de desconto no valor das mensalidades do curso.

prouni-2018-inscricao
Prouni 2018 inscrição

Inscrições para Prouni 2018

Para pessoas com renda de até três salários mínimos por família, tem direito a bolsas de até 50% de desconto no valor das mensalidades do curso. Atualmente, o Prouni (Programa Universidade Para Todos), realiza dois processos seletivos no ano.

Um acontece em Janeiro e o outro em Junho. No entanto, o Prouni conta com os resultado do Enem, por isso não é feito realização de uma nova prova.

Para candidatos que desejam se inscrever no Prouni e se encaixam no perfil de famílias de baixa renda, é necessário que o mesmo tenha realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), ter conseguido nota superior a 450 pontos e ter o mínimo de nota exigida na redação que é superior a zero.

Inscrições do Prouni

O candidato também além de se encaixar no perfil de famílias de baixa renda, precisa conter alguns requisitos para se inscrever no Prouni, são eles:

º Ter estudado todo o ensino médio em escola pública;

º Ter feito parte do ensino médio em escola pública e a outra parte em colégio particular, desde que de forma gratuita;

º Ter estudado todo o ensino médio em colégio particular na condição de bolsista integral;

º Ser professor de ensino básico na rede pública e comprovar o magistério, desde que concorra às vagas em cursos de licenciatura, normal superior ou pedagogia. Esta modalidade não leva em consideração a renda do candidato.

º Ter alguma deficiência;
O candidato poderá se inscrever no site do Prouni: www.siteprouni.gov.mec.br com a mesma senha e número de matrícula disponibilizada na inscrição do Enem.

 

Corra e garanta a sua vaga!